Por: Cleber Almeida
Alguma vez, você como gestor de marketing, já parou para observar os clientes reagem ao entrar em seu PDV?
Existem dezenas de fatores que podem favorecer e também desfavorecer o seu PDV e a efetivação de venda, perguntas como estas podem servir de exemplo:
– Seus vendedores conhecem realmente o produto?
– Seus vendedores conhecem profundamente os conceitos de sua marca?
– Seu PDV tem um aroma adequado e aconchegante?
Enfim, são dezenas de itens que posso listar aqui, mas quero fazer uma pergunta que é o fundamento deste texto e um dos itens mais importantes para valorizar o seu PDV:
– Como é o som ambiente do seu PDV?
Você é do tipo que coloca músicas do seu gosto e passa o dia variando entre, sertanejo, rock, MPB etc.? Se sim, acredite você possivelmente está perdendo clientes e efetivações de compra.
Ter um som ambiente adequado ao perfil do seu público é essencial para que ele se sinta a vontade e atraído dentro do PDV, pois ele se identifica com o tipo de música que está sendo executada.
Imagine que, sem você saber, 90% de seus clientes gostam do estilo jazz, porém, em seu PDV fica o dia todo tocando MPB. Não haja dúvidas que haverá um incomodo comportamental por parte do cliente, ou ele se dispersa, ou fica irritado e até mesmo direciona seus pensamentos para fatores externos relacionamos aquela música determinada fazendo com ele não foque na compra.
Uma boa pesquisa pode resolver seu problema, identificar seu público e o interesse dele por cores, estilos e claro, por música. Uma sonorização adequada criará um conceito positivo do cliente ao PDV favorecendo consideravelmente sua permanência e efetivação de compra.
Trabalhar o comportamento do consumidor no PDV é uma tarefa que deve ser observada e muito bem trabalhada, porque é nele que sua empresa estabelece os negócios e cativa novos clientes.
Ao invés de colocar suas próprias músicas aleatoriamente, que tal começar por uma boa pesquisa, em seguida criar uma rádio corporativa?