Melhore suas gravações com um Reflex Filter portátil e sustentável para o seu Home Estúdio

Por: Cleber Almeida

Hoje com o aperfeiçoamento da tecnologia o trabalho para locutores comerciais ficou um pouco mais fácil, pelo menos ao que se refere a equipamentos. Passaram a trabalhar, digamos mais independentes, direto de seus Home Studio. 

Podemos contar com microfones USB que dispensam o uso de consoles, placas etc., basta liga-lo ao seu computar direto à porta USB e pronto, daí para frente o restante é com o seu talento e profissionalismo.

Alguns equipamentos são bem em conta e cabe no bolso de quem está começando, outros já requerem um pouco mais de investimentos, como o microfone Neumann TLM 49, por exemplo, que custa em média R$ 3.500,00 aqui no Brasil. Porém, um equipamento fantástico usado por muitos profissionais da área.




Apesar da variedade de produtos e preço, e, além do seu talento, alguns requisitos são necessários para garantir a qualidade de seus trabalhos, e um deles é ter um bom isolamento acústico no local de gravação.

Minha dica para quem está a fim de montar um Home Studio e começar sua independência de trabalhos na área é utilizar um equipamento chamado “Reflex Filter”, ele serve para ajudar a reduzir os “noises” e “reverbs” e “dalays” indesejáveis em locais sem preparo acústico.  A principio ele ainda não está disponível no Brasil, mas já foi apresentado na última feira AES Brasil Expo 2013 um dos maiores eventos de produtos de áudio do Brasil, portanto, logo este equipamento deverá estar nas lojas aqui no Brasil.

Você irá produzir algo semelhante a este:

reflexion-filter

Bom, até que ele chegue, ou mesmo quanto chegar, deverá custar em torno de R$ 300,00, não é um investimento tão alto para um equipamento tão importante para garantir a qualidade de seu serviço, mas, vou descrever agora um meio de economizar esta grana para investir em outro recurso e ainda colaborar com o meio ambiente.

Para montar este equipamento você vai precisar:

1 garrafão de água

garrafao_agua

1 placa de espuma acústica (você pode encontrar em lojas de colchões)

sonex

1 presilha de pedestal (Pode ser semelhantes e não necessariamente esta)

garra-pedestal

O passo a passo é simples, você vai iniciar cortando o garrafão, começando por suas extremidades, retire o fundo e a tampa. Feito isso, corte o garrafão na vertical, sobrando duas partes em semicírculo que servirá como base do seu “Relex Filter”.

garra-agua-corte-1

Faça um pequeno furo no meio, parte inferior deste semicírculo que servirá para você prender a presilha de pedestal.

garra-agua-corte

Feito isso, faça um recorte na espuma acústica com as mesmas medidas de uma das partes do semicírculo (garrafão) que você acabou de cortar. Em seguida, cole a espuma acústica na parte interna deste semicírculo.

Prenda a presilha de pedestal no furo feito no semicírculo, deixando-o na parte externa.

Ponto, seu “Reflex Filter” está pronto, agra basta você fazer um acabamento ao seu gosto. Eu sugiro uma pintura com spray fosco preto na parte externa do semicírculo (garrafão), sem afetar a espuma acústica.

Veja como ficou:

isolamento-acustico-portatil isolamento-acustico-portatil-2 isolamento-acustico-portatil-3 isolamento-acustico-portatil-4 isolamento-acustico-portatil-5

Assista abaixo ao vídeo que mostra a construção deste isolador acústico.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Sucesso e boas gravações.

 

Confira esta playlist com diversas dicas sobre locução:

Inscreva-se no canal, ative as notificações e receba diversas outras dicas como estas que você acabou de asssitr: Clique abaixo e inscreva-se.

 

Publicidade

Que tal usar um streaming de alta qualidade para sua webradio?
Uso e super indico a KSHost. Clique nos links abaixo e conheça os planos.

Streaming de Áudio – Plano Inicial – https://goo.gl/JP9FPp
Streaming de Áudio – Plano I – https://goo.gl/D1b4Hz
Streaming de Áudio – Plano II – https://goo.gl/ELSfRW
Streaming de Áudio – Plano III – https://goo.gl/VMPZI1




Cleber Ameida

About Cleber Ameida

É bacharel em publicidade e propaganda, tecnólogo em produção audiovisual e e profissional de locução. Fundou a NaMosca Produções Audiovisuais em 2010, além de outros projetos voltados para a gestão de conteúdo e rádio, como a Rádio Tom Social, primeira emissora de web rádio para o terceiro setor, Rádio RockBR focada na divulgação do rock nacional, o portal eVÍDEOCLIPE voltado para conteúdos sobre cultura pop e é idealizador do Encontro de Profissionais de Web Rádios Brasileiras - EPWBR.