Por: Cleber Almeida
Uma frase muito famosa do filósofo chinês Confúcio, diz que “uma imagem fala mais que mil palavras”. Sim, concordo plenamente com este pensamento, considerando que a imagem trás todos os elementos necessários para compor a comunicação, seja ela simples ou complexa.
E qual é a importância do áudio para a comunicação? Toda vez que falo sobre este assunto gosto de colocar como exemplo um dos meus personagens favoritos, o Superman, e sempre falo para as pessoas: “Imagine o vôo do Superman, agora imagine este vôo com a música “My Heart Will Go On” que ficou super famosa como tema do filme Titanic”.
Se você parou um tempinho para imaginar isso, certamente deve ter achado muito estranho, afinal são coisas bem diferentes, o Superman com toda sua força em um vôo imponente e esta música com melodia sensível e delicada.
Por falar em Titanic, veja um filme abaixo onde mostro a força do áudio nas imagens:
Um ponto muito legal neste vídeo é a parte em que o Leonardo de Caprio aparece correndo, com a primeira trilha parece algo sensível e poético, já com a segunda trilha, a cena ganha ritmo e o filme se transforma em aventura. Ou seja, a comunicação mudou! Mas nada mudou nas imagens, apenas o ritmo e o envolvido da música causam uma sensação de mudança nos levando a uma nova interpretação destas imagens.
Com a locução não é diferente! Como você viu no exemplo acima o áudio tem uma influência gigantesca sobre as imagens, logo é extremamente importante começar a pensar em usá-las em sua comunicação, se já usa, é preciso pensar em estratégias bem definidas para que esta integração, som e imagem, possam lhe trazer resultados surpreendentes. Assim é também com a locução, não basta simplesmente pegar um locutor (a) que você acredita ter uma voz linda para narrar o texto do seu vídeo, é preciso estudar minuciosamente se esta voz está apta para falar por sua marca, para ser a própria marca.
Assim como uma música, a voz é capaz de causar intervenções diretas em sua comunicação, seja positiva ou negativamente, pois o som tem um grande poder de criar emoções nas pessoas. Pensando nisso, logo se faz necessário atentar-se com este item como uma peça fundamental para a eficiência da comunicação.
Um bom profissional de locução será capaz de dar vida à sua produção, ele será capaz de emocionar, divertir e comunicar gerando resultados positivos na venda de sua ideia, marca, serviço ou produto.
Segundo ranking divulgado pela Audio Branding Academy (ABA) por meio do Audio Branding Barometer 2013, o Brasil é o quinto entre os países mais promissores em sound branding que nada mais é que o som como parte integrante de sua marca. Quantas marcas você reconhece pelo som quando ele é executado na TV ou no rádio?
Portanto, quando pensar em locução para o seu projeto, escolha um bom profissional, para que esta voz se integre com a sua comunicação e seja e seja parte de sua marca.