Por: Cleber Almeida
Estamos cada vez mais conectados, o tempo todo, o dia inteiro, seja em casa, no trabalho ou nas ruas através das tecnologias móbile.
Em pesquisa recente publicada em 31/06/2012 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Brasil atingiu o índice de 45% de residências com computador e de 38% de domicílios conectados à internet, volume considerável que mostra como os segmentos on-line como e-commerce por exemplo estão cada vez mais promissores.
Além de compras via internet, o que os internautas maus buscam na rede é por entretenimento como vídeos, músicas e redes sociais como o Twitter, que passou de 14% em 2010 para 22% em 2011. Com isto, as mídias como o rádio e a TV têm migrado seus conteúdos cada vez mais para plataformas da internet. Hoje, muitos cases de publicidade, por exemplo, iniciam na internet e depois passam para as mídias tradicionais.
Este crescimento e as grandes possibilidades que a web nos trouxe também proporcionou que as mídias tradicionais não apenas se adaptassem ao meio como também abriu portas para que novas mídias surgissem como é o caso do You Tube e de emissoras de rádio online.
Já são milhares de rádios disponíveis para os mais diversos gostos, como rock, samba, jazz, blues, jovem, adulta etc.
Mas com tanta inovação e constante crescimento, será que estas emissoras devem partir para os meios mais convencionais de programação? Ou seja, ter na internet o que você já tem no FM, isso é ou continuará sendo atrativo?
Ter uma rádio dentro dos moldes convencionais na internet é como colocar uma palha no palheiro, ou seja, a mesma coisa perdida entre milhares de emissoras. Acredito que esse novo segmento deva partir para assuntos segmentados e deixarem de ser uma palha no palheiro para serem agulha e se destacarem oferecendo diversidade que chame a atenção de um nicho de mercado que pode estar totalmente emergente. Aos poucos, com um bom trabalho SEO sua simples agulha pode tornar-se um grande espeto sendo muito mais fácil de localiza-lo.
Se você tem em mente abrir ou expandir sua emissora na web, leve em consideração estas questões e parta para uma pesquisa apurada de como ela deverá ser na internet e qual segmento poderá em breve um grande potencial de negócios, pois o futuro das novas mídias é hoje.
Confira esta playlist com diversas dicas de como montar e empreender em Web Rádio:
Inscreva-se no canal, ative as notificações e receba diversas outras dicas como estas que você acabou de asssitr: Clique abaixo e inscreva-se.
Publicidade
Que tal usar um streaming de alta qualidade para sua webradio?
Uso e super indico a KSHost. Clique nos links abaixo e conheça os planos.
Streaming de Áudio – Plano Inicial – https://goo.gl/JP9FPp
Streaming de Áudio – Plano I – https://goo.gl/D1b4Hz
Streaming de Áudio – Plano II – https://goo.gl/ELSfRW
Streaming de Áudio – Plano III – https://goo.gl/VMPZI1