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Pense o áudio como parte integrada da sua comunicação




No ultimo domingo, 23, uma matéria (Fãs cegos se emocionam ao encontrar seus ídolos das novelas) no programa jornalístico de televisão Fantástico mostrou como o áudio é de extrema importância para uma comunicação efetiva. Na ocasião a matéria mostrou deficientes visuais frente a frente com seus ídolos, e como eles foram capazes de identifica-los apenas pela voz.

Uma das entrevistadas deu o seguinte depoimento: “Às vezes um simples silêncio pode nos dizer o que significa uma cena, o que uma trilha sonora lhe traz de informação, se é um momento de suspense ou de um beijo..” 

Você conseguiu notar aí a importância que um áudio bem planejado, captado e produzido tem para a efetividade de sua comunicação?

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Eu já havia falado da importância da trilha sonora no artigo "Uma imagem fala mais que mil palavras, e o áudio?" onde colo um bom exemplo do "poder" que uma trilha e/ou música tem sobre uma produção. Ela pode transformar totalmente a linguagem da produção.

Considerando está importante influência, como citado, se houver planejamento, captação e produção de alto nível sua comunicação passará a ter um percentual ainda maior de efetividade. Esses conceitos podem parecer "mais do mesmo", porém, muitas vezes é possível notar algumas produções que supervalorizam a imagem e menosprezam o áudio.

Vamos entender objetivamente o que compreende cada um destes tópicos:

Planejamento do áudio: Precisamos sim fazer a mesma pergunta que fazemos para o planejamento de qualquer comunicação, "para quem?, quando?, como e onde?". Estas são perguntas fundamentais para qualquer estratégia de comunicação. Por meio delas saberemos para quem a mensagem será dirigida, logo, teremos em detalhes um perfil abrangente de nosso público alvo, e assim determinar a linguagem ideal para atingi-lo.

É aqui que seremos capazes de dizer qual será a "cara" da nossa comunicação, ou seja, como ela será em si. Será divertida? Será séria? Será comovente? Será rápida? Será lenta? e vários outros tipos de conceitos que deverão ser bem definidos para acertar na mosca o seu alvo.

 

Captação: Nesta etapa já sabemos o nosso público e qual tipo de conceito de comunicação será mais eficiente para atingir nosso Target. E tão importante quanto a criação da campanha, a notascaptação do áudio é importantíssima para que o público compreenda o que se quer transmitir. Por expertise darei ênfase na locução, imagine um locutor falando em seu vídeo e no fundo do áudio você ouve um cachorro latindo, uma moto passando, um passarinho cantando, e nenhum destes elementos faz parte de sua comunicação. Certamente não vai ficar bom, não é mesmo?

É importante sempre trabalhar com equipamentos e/ou mão de obra profissional que garantam para você a entrega deste serviço com qualidade impecável. É imprescindível que você ouça a voz do locutor como se ele estive bem do seu lado, falando alto e claro e sem nenhuma interferência destes possíveis elementos não programados.

 

Produção: Este é o processo final de produção do seu áudio, seja ele para um spot, VT, cinema, vídeo institucional etc. Este áudio seja ele locução e/ou trilha, precisa ser parte integrante de sua comunicação, ele precisa aparecer tanto quanto as imagens que compõem sua peça de comunicação. Para isto ele deve ser bem produzido, é importante também escolher profissionais que tenham bom ouvido para garantir a qualidade deste áudio mixado a todos os elementos da peça. É neste passo que a magia é feita, aqui tudo passa de material bruto para um resultado audiovisual que tem por objetivo vender uma marca, produto ou serviço.

Se você falhou em algum passo acima, certamente sentirá o resultado negativo quando mensurar os resultados da campanha.

Portando pense bem na hora de criar suas campanhas de comunicação, se for necessário ter algum tipo de comunicação sonora, trabalhe bem esses três elementos e sinta a eficácia do áudio em seu projeto de comunicação audiovisual.




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