Comer maça realmente ajuda a voz?

Por: Cleber Almeida

Muitas pessoas, especialmente que esta começando a trabalhar com a voz, questiona se realmente a maça é uma aliada para a voz.

Sim, ela é, porém, é muito importante lembrar que a maça não ajudará a sua voz a mudar de timbre. Isso responde a algumas perguntas, “Se eu comer maça minha voz ficará mais bonita?”.

Na verdade, não existe voz mais bonita ou mais feia, isso é convencionado pelo padrão de beleza que a sociedade colou em nossas vidas. Como exemplo, podemos citar as roupas, hoje elas são moda, amanhã não serão mais, e num futuro poderão voltar a ser. Na própria história do rádio foi assim, haviam locutores com a voz grave, imposta e hoje temos os mais diversos tipos de locutores.

O que existe de fato é uma um conjunto de itens bem cuidados, como a boca, laringe, pregas vocais, língua etc. É muito importante manter todo este conjunto em ordem para ter uma excelente projeção da voz.

Alimentos indigestos ou muito condimentados dificultam a movimentação do diafragma, músculo essencial para a respiração.

Consumos de alimentos como leite e chocolate aumentam o acumulo de muco nas pregas vocais ocasionando um desconforto e nos leva ao famoso pigarro, inimigo mortal da voz. Ao pigarrear acabamos forçando as pregas fazendo com que elas se choques bruscamente, o que pode ocasionar problemas como calos. Depois de pigarrear, você sente um alívio, uma sensação de que sua garganta está limpa, mas pelo contrário, está apenas prejudicando as pregas vocais. O ideal ao sentir pigarro, é ingerir muito líquido, essencialmente água, em segundo caso, sucos de frutas cítricas. O consumo constate de líquidos limpa a todo aparelho fonador, passa pela língua, pregas vocais e afina toda a mucosa, “pigarro”, que esta presa sem que haja esforços para isso. E onde entra a maça? Comer pelo menos uma maçã por dia ajuda a afinar a saliva e a lubrificar as pregas vocais melhorando a qualidade vocal. Além disso, ela ajuda, e muito para outros cuidados com a saúde, saiba mais neste link.

Logo, é sempre bom reforçar que ter uma boa voz está associado a diversos procedimentos que devemos tomar como hábito de quem trabalha com a voz, ou simplesmente quer manter uma voz sempre saudável. 

Confira esta playlist com diversas dicas sobre locução:

Inscreva-se no canal, ative as notificações e receba diversas outras dicas como estas que você acabou de asssitr: Clique abaixo e inscreva-se.

 

Publicidade

Que tal usar um streaming de alta qualidade para sua webradio?
Uso e super indico a KSHost. Clique nos links abaixo e conheça os planos.

Streaming de Áudio – Plano Inicial – https://goo.gl/JP9FPp
Streaming de Áudio – Plano I – https://goo.gl/D1b4Hz
Streaming de Áudio – Plano II – https://goo.gl/ELSfRW
Streaming de Áudio – Plano III – https://goo.gl/VMPZI1